SUPER MARIO BROS
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Super Mario Bros. É um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo Research & Development 4 e publicado pela Nintendo para o Famicom em 1985 no Japão e para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1985 e 1987 na América do Norte e Europa, respectivamente. É o sucessor do jogo de arcade Mario Bros., de 1983. Os jogadores controlam Mario, ou seu irmão Luigi no modo multijogador, enquanto viajam pelo Reino dos Cogumelos para resgatar a Princesa Peach de Bowser. Eles devem percorrer os mundos em uma visão em rolagem lateral, evitando perigos como inimigos e buracos com a ajuda de power-ups como o Super Cogumelo, Fire Flower e Starman.
O jogo foi projetado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka e foi descrito como "um grande ponto culminante" dos três anos de programação e mecânica de jogos realizada pela equipe principal de desenvolvimento. O design do primeiro mundo, World 1-1, serve como um tutorial para os jogadores sobre a mecânica básica de um jogo de plataforma. O corte agressivamente otimizado do tamanho do jogo foi um adeus à mídia de cartucho do Famicom em favor do Famicom Disk System, cujos disquetes se tornaram temporariamente o meio de distribuição dominante por alguns anos.
Super Mario Bros. é frequentemente citado como um dos melhores jogos já feitos, com elogios direcionados principalmente a seus controles precisos. É um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 48 milhões de unidades comercializadas. Ele e o NES são creditados como um dos principais fatores da revitalização da indústria de jogos eletrônicos após a crise de 1983 e ajudaram a popularizar o gênero de jogos de plataforma com rolagem lateral. A trilha sonora de Koji Kondo é uma das primeiras e mais populares nos jogos eletrônicos, tornando a música uma peça central no design dos jogos. O sucesso do jogo levou ao desenvolvimento de uma franquia expansiva que inclui uma série de jogos, uma série animada de televisão e um filme. Relançamentos e participações especiais do jogo são encontrados na maioria dos sistemas seguintes da Nintendo. Juntamente com o próprio Mario, Super Mario Bros. se tornou proeminente na cultura popular.
JOGABILIDADE
Em Super Mario Bros., o jogador assume o papel de Mario, o protagonista da série. O irmão mais novo de Mario, Luigi, é controlado por um segundo jogador no modo multijogador do jogo e assume o mesmo papel de enredo e funcionalidade de Mario. O objetivo é correr pelo Reino dos Cogumelos, sobreviver às forças antagonistas de Bowser e salvar a Princesa Peach. Trata-se de um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral; o jogador se move do lado esquerdo para o direito da tela a fim de alcançar o mastro de uma bandeira no final de cada fase.
O mundo do jogo apresenta moedas espalhadas para Mario poder coletar, bem como tijolos especiais marcados com um ponto de interrogação, que quando atingidos pelo jogador podem revelar mais moedas ou um item especial. Outros tijolos "secretos", geralmente invisíveis, podem conter mais moedas ou itens raros. Se o jogador ganha um Super Cogumelo, Mario cresce para dobrar de tamanho e ganha a capacidade de quebrar tijolos acima dele. Se Mario for atingido nesse modo, em vez de morrer, ele volta para o tamanho padrão. Os jogadores começam com um certo número de vidas e podem ganhar vidas adicionais ao pegar cogumelos verdes escondidos em tijolos, ou coletando 100 moedas, derrotando vários inimigos em sequência com um casco de Koopa ou batendo nos inimigos sucessivamente sem tocar no chão. Mario perde uma vida se sofrer dano enquanto pequeno, cair em um buraco sem fundo ou caso o tempo da fase se esgote. O jogo termina quando o jogador fica sem vida, embora exista uma opção de "continue" na tela de game over possibilitando o renascimento de Mario a partir da primeira fase do mundo no qual o jogador morreu.